Como elaborar seu próprio desafio de design

Rafaella Tolesani Pereira Verdi
3 min readNov 3, 2022

Fazendo o curso da Acumen com a IDEO — Master human-centered design with IDEO.org to solve real world challenges

Enquadrar adequadamente um desafio de design é fundamental para o design centrado no ser humano e a chave para o seu sucesso. Um escopo de um desafio que é muito amplo será difícil saber por onde começar, mas defina um que seja muito estreito e sua solução pode não alcançar o impacto pretendido.
Esta parte do processo de design centrado no ser humano é mais arte do que ciência, mas se você mantiver algumas coisas importantes em mente enquanto explora as possibilidades, estamos confiantes de que você encontrará um desafio de design perfeito!

Dissecando um desafio de design

Na IDEO.org, eles sempre enquadram os desafios de design como perguntas. Não apenas formulam o trabalho como uma pergunta, a pergunta os coloca na mentalidade de chegar às soluções impactantes, e também os ajuda a gerar o maior número possível de ideias ao longo do caminho.

Escopo de um desafio de design

Esse processo é mais arte do que ciência, mas vamos detalhar para você, mostrar como é uma boa pergunta de design, e vamos ajudá-lo a refinar o problema que você vê em uma oportunidade inspiradora e instigante para projetar um mundo melhor.

Muito estreito ou muito amplo?

Peça à sua equipe para resolver um problema muito amplo e você não saberá por onde começar. Faça uma pergunta muito restrita e você arrisca sufocar a criatividade.

O QUE MANTER EM MENTE
A) A questão está focada no impacto final?
B) A questão permite uma variedade de soluções?
C) A pergunta considera o contexto e as restrições?

Exemplo:

Como podemos ajudar os adolescentes de Lusaka a assumir o controle de sua saúde reprodutiva?

Uma organização sem fins lucrativos de saúde sexual com clínicas em todo o mundo engajou a IDEO.org para um projeto inicial de 14 semanas para ajudar a alcançar uma variedade de objetivos em Lusaka, Zâmbia. Eles queriam tornar os jovens mais proativos em relação à sua saúde sexual. Isso incluía prevenir gravidezes indesejadas, reprimindo a propagação de DSTs e reduzindo o estigma e os mitos predominantes em torno da contracepção.

Como podemos acabar com a gravidez indesejada?
Essa questão é enorme e, embora permita uma enorme variedade de soluções, como você sabe por onde começar? Com pais, adolescentes, professores, o sistema público de saúde? Muito amplo.

Como podemos fazer com que os adolescentes da Zâmbia usem preservativos?
Este é muito estreito porque se concentra em um tipo de contracepção. E se o DIU, a pílula ou a abstinência forem, na verdade, soluções melhores e mais eficazes para os adolescentes da Zâmbia? Muito estreito.

AQUI ESTÁ PORQUE A PERGUNTA SATISFAZ NOSSOS CRITÉRIOS

A) A questão está focada no impacto final?
Sim. A questão é estruturada em torno de um objetivo final claramente definido, ajudando os adolescentes a assumir o controle de sua saúde reprodutiva. Um elemento-chave da pergunta é que ela não especifica como o impacto ocorrerá, o que nos leva ao nosso próximo critério.

B) A pergunta considera o contexto e restrições?
Sim. Sabemos imediatamente para quem estamos projetando, adolescentes em Lusaka. Também sabemos sobre a capacidade da organização — como eles trabalham no campo da saúde sexual, eles podem implementar várias soluções potenciais.

C) A questão permite uma variedade de soluções?
Sim. As possíveis soluções podem incluir uma campanha de comunicação, uma experiência de atendimento, uma ferramenta móvel, um espaço físico ou até mesmo uma interação. Como a organização possui clínicas, funcionários e know-how local, sabemos que podemos executar uma variedade de soluções diferentes.

Elabore seu desafio de design

Qual é o problema que você está tentando resolver?

1. Tente enquadrar este desafio como uma pergunta:

2. Agora, indique o principal resultado que você está tentando alcançar:

3. Anote aspectos importantes do contexto ou restrições que você precisa considerar:

Essas podem ser mudanças que precisamos ver no ecossistema ao redor do usuário ou fatores tecnológicos, geográficos ou temporais.

4. Quais são algumas soluções possíveis para sua questão de design?

5. Sua pergunta de design original precisa de um ajuste? Tente de novo.

--

--

Rafaella Tolesani Pereira Verdi

Designer, UX UI and artist. Lover of nature and art. Always curious :D