Confiança — Comportamento UI

Rafaella Tolesani Pereira Verdi
5 min readDec 1, 2022

Confiança do usuário e redução de risco

Um resumo completo em português da 11ª parte do curso da CXL Digital Psychology and Behavioral Design Course original em inglês

design emocional | psicologia cognitiva | auditorias de projeto | psicologia digital | design comportamental

Confiança

A confiança é um dos fatores centrais na mudança de comportamento, e é feita, muitas vezes, em uma fração de segundo, e muito disso está ligada à credibilidade de nossa fonte. É a forma como as pessoas interpretam, ou como elas conhecem nossa marca.

Então, quando se trata de confiança, existem diferentes modelos de confiança. Este abaixo é o favorito do autor do curso:

Aqui está o que é uma situação de confiança. Uma situação em que nosso público-alvo sente que está em um certo nível de perigo e que precisa se arriscar para depender de nós, mas está disposto a correr esse risco, porque acredita que agiremos em seu interesse.

Uma situação de confiança é sempre aquela que tem um nível de perigo, então, se não houver risco, você não precisa ter confiança.

O que isso significa é que em qualquer coisa que projetamos, temos que entender que estamos colocando as pessoas em risco com nossas ofertas, com bastante frequência, e por isso temos que ganhar sua confiança, e fazemos isso estabelecendo uma fonte confiável. Provando que somos honestos, que estamos agindo no interesse do nosso público-alvo e que temos competência para cumprir o que prometemos.

Portanto, em uma situação de confiança, nosso público está disposto a tomar medidas que os coloquem em algum nível de risco e, se formos competentes e honestos, forneceremos bons resultados para eles. Se formos incompetentes, podemos errar e eles vão ter um resultado ruim. Se formos desonestos, podemos traí-los e eles também terão um resultado ruim. Portanto, quando se trata de situação de confiança, nosso público-alvo confiará em nós com base no fato de nos perceberem honestos e competentes, e esses são os dois fatores que devemos estabelecer.

Há uma série de outros fatores que podem entrar em jogo. Se alguém confia na situação geral, se confia em si mesmo ou no que você chama de autoeficácia, em sua capacidade de agir sobre as coisas. Se eles têm confiança geral na situação e em nosso produto ou serviço. Vejamos alguns elementos da interface do usuário que vamos usar aqui.

Trust bling

Confiança bling é um dos mais comuns. São essas pequenas coisas brilhantes que jogamos fora. Eles são frequentemente usados ​​para sentimentos de segurança e proteção. Confiar em bling é um termo engraçado, por que bling? Bem, é porque a formação de confiança vem muito rápido, e muitas vezes com base em dicas visuais, então vem em um flash e é muito rápido, e então esse tipo de coisa pode trazer um bom benefício.

Na verdade, esses símbolos às vezes são tão poderosos que foram descobertos para funcionar em golpes, e é por isso que as pessoas também caem em phishing e outros tipos de aplicações erradas dessas técnicas porque veem ícones e coisas assim.

Reafirmação / Garantia

Outra coisa sobre reafirmação, então é aqui que você conta um pouco da história, tranquiliza as pessoas e diz: “Ei, não se preocupe, vai ser seguro”, e é por isso. Vou dar a eles essa história de fundo e explicação.

Reduzir riscos elimina a necessidade de confiança

Outra estratégia é se queremos formar confiança, e não queremos ter que construir nossa própria confiança, ou construir nossa credibilidade, ou somos novos, podemos fazer algo. Podemos tentar reduzir o risco ou aumentar a motivação.

No canto superior esquerdo, temos uma situação segura de baixo valor, e isso é um retorno seguro garantido. Você vai ao banco, recebe 1% de volta no ano que vem, não é um investimento muito bom, mas você está garantido.

Agora, no canto inferior direito, temos uma opção muito arriscada, mas você pode ganhar muito dinheiro. Então você pode continuar, você pode investir em criptomoedas, e talvez você faça uma fortuna no próximo ano, mas talvez você perca tudo.

Entre a aposta super segura e de baixo risco e a opção de retorno super alto, mas de alto risco, é onde temos todos os nossos lugares para jogar. Então, se você tem uma situação muito perigosa, o que você pode fazer é, em vez de aumentar sua confiança e credibilidade, você pode aumentar o retorno e a recompensa, e você terá uma certa porcentagem de risco mais alto, as pessoas estarão mais dispostas a agir. Isso é uma coisa que você pode fazer quando está lidando com situações de baixa confiança, ou onde talvez haja um nível implícito de risco, apenas por causa da natureza do que você está lidando. E, claro, também podemos tentar remover o risco completamente. Então, quando as pessoas fazem compras no Paypal e em certos cartões de crédito, elas sabem que as empresas vão apoiá-las se forem enganadas, então elas estão muito mais dispostas a agir.

No canto superior direito, temos uma situação aqui. Isso é de alto retorno garantido, isso normalmente é uma mentira descarada, isso é uma zona de fraude. E então aqui temos, no fundo, valor muito baixo, mas de alto risco, e isso é como um mau investimento. Então, a maioria das pessoas não vai fazer nenhum desses.

O que também podemos fazer, como forma de lidar com a confiança, são estratégias de redução de riscos. Então, em vez de tentar aumentar a confiança, nossa estratégia é diminuir, vamos remover o risco o máximo possível.

Redução de risco — Garantia de devolução do dinheiro

Então, coisas como garantias de devolução do dinheiro, tranquilizando as pessoas que: “Olha, você não vai ficar preso. “Você será capaz de sair daqui”. “Esta não é uma situação perigosa.”

E, obviamente, se você pode ter boas políticas e práticas em torno disso, essa é uma maneira de também aumentar a disposição das pessoas para agir, porque não estamos lidando com o risco de desconfiança, porque estamos reduzindo todo esse risco como forma de enfrentá-lo.

Gestão de expectativas

Outra coisa é a gestão de expectativas. Portanto, a confiança, porque lida com a incerteza, também pode ser reduzida deixando as pessoas saberem o que está por vir. Portanto, há muita ansiedade no design interativo. Qualquer interface do usuário que esteja usando o gerenciamento de espera ajudará a reduzir esses riscos completamente.

--

--

Rafaella Tolesani Pereira Verdi

Designer, UX UI and artist. Lover of nature and art. Always curious :D