Ideation Phase — Human-Centered Design

Rafaella Tolesani Pereira Verdi
19 min readNov 3, 2022

Fazendo o curso da Acumen com a IDEO — Master human-centered design with IDEO.org to solve real world challenges

Visão geral da fase de idealização
Síntese
Etapa 1: capture seus aprendizados
Etapa 2: pesquisar significado
Etapa 3: criar perguntas do tipo “como podemos”

A fase de Ideação transforma sua pesquisa em insights significativos e acionáveis que se tornarão a base do seu projeto.
Você começará entendendo o que aprendeu de sua pesquisa de design — tirando de tudo que você observou e ouviu das pessoas para as quais você está projetando. Em seguida, você identificará os principais temas e
insights que o ajudarão a definir oportunidades para fazer um design diferenciado e generativo.

Síntese

A fase de Ideação começa com a síntese, uma das partes mais desafiadoras do processo centrado no ser humano.
Muitas vezes, uma equipe de design da IDEO.org leva várias semanas no mínimo para traduzir os aprendizados em oportunidades.

Por causa das limitações de tempo deste curso, eu e meu time fizemos em algumas horas.

Aqui está uma olhadinha em como os aprendizados eventualmente evoluirão para ideias:

Imagem do material do curso

Aprendizados

Os aprendizados são as lembranças do que se destacou durante uma conversa ou observação: citações diretas, anedotas, notas sobre sons, cheiros, texturas, cores, etc.
Os aprendizados devem ser comunicados em frases completas para capturar a história. Você capturará os aprendizados enquanto sua equipe relata o que observaram durante a pesquisa.

Temas

Os temas são criados depois que você organiza as histórias de sua pesquisa de campo em categorias. Você ouviu declarações semelhantes ou observações de várias pessoas? Os temas são as manchetes para grupos de aprendizados semelhantes.

Insights

Insights são uma expressão sucinta do que você aprendeu com suas atividades de pesquisa de campo. Insights oferecem uma nova perspectiva, mesmo que não sejam novas descobertas. Eles são inspiradores e relevantes para o seu desafio.

Como podemos / How Might We’s

As perguntas “Como podemos” são o ponto de partida para uma sessão de brainstorming. As perguntas do How Might We são escritas em resposta direta a um insight. Essas perguntas parecem otimistas e empolgantes e devem ajudá-lo a pensar em novas ideias rapidamente.

Ideias

As ideias são geradas durante uma sessão de brainstorming. As ideias podem ser práticas e simples ou selvagens e loucas (como a entrega hipotética de drone de banana no exemplo de post-it acima, que poderia fazer entregas de frutas de baixo custo em pequenas quantidades para vários locais em uma vizinhança). Todo julgamento é adiado durante um brainstorm, pois o objetivo é apresentar o maior número de ideias possível. As ideias são melhor comunicadas com esboços rápidos.

Etapa 1: capture seus aprendizados

Durante sua pesquisa, você conversou com muitas pessoas e se inspirou em mergulhar em seus contextos. Agora que você está de volta com sua equipe de design e iniciando a fase de Ideação, é hora de falar sobre o que você aprendeu.

Prepare uma sala tranquila em que vocês possam se reunir, estejam com post-its, papéis e lápis. Fiquem à vontade para utilizar murais e paredes para visualizar melhor.

Compartilhem todos os materiais com o time, façam download, imprimam algo se necessário para ilustrar as histórias, ou se for tudo virtual, tudo bem também, pode ser compartilhado dessa forma.

Conte as histórias mais interessantes do campo para seus companheiros. Tente ser os dois: específico (falando sobre o que realmente aconteceu) e descritivo (usando sentidos para dar textura à descrição).
Relatório sobre quem, o quê, quando, onde, porquê, e como. E então convide cada um de seus colegas de equipe para compartilhar suas próprias inspirações histórias.

O objetivo é construir um repositório de histórias para sua equipe desenhar, contar, e recontar. Capturando essas ideias ressonantes
e sentimentos, e construí-los na narrativa do trabalho de sua equipe ajudará todo mundo que está abaixo da linha a entender e se conectar no mesmo fluxo de entendimento.

Imagem do curso

Etapa 2: Pesquisar significado

Agora é hora de trabalhar com sua equipe de design para identificar padrões e temas. Esses temas informarão suas declarações de insights e, eventualmente, levar sua equipe a identificar oportunidades de design.

Pense em tópicos para ajudá-lo a restringir e focar sua solução de design.

Clustering

Para começar a procurar significado em tudo o que você descobriu durante a pesquisa, sua equipe agrupará seus aprendizados em categorias. Você
pode começar por ter cada membro da equipe escolhendo os três Post-its que mais acharem interessante. Coloque cada um deles em uma grande
folha de papel ou espalhe-os sobre a mesa em frente da equipe.
Comece a procurar mais evidências de como essas categorias relacionam-se umas com as outras. Tem algum padrão? Existe uma visão convincente
que você ouviu de novo e de novo? O que parece significativo? O que
te surpreendeu? Comece a reorganizar os Post-its.

O clustering levará algum tempo. Organizar e reorganizar os Post-its, discutir, debater e falar sobre o que está surgindo. Não pare até que todos estejam satisfeitos de que os clusters representam ricas oportunidades para o design.

Temas

Identificando efetivamente os temas e a nomenclatura desses clusters ajudarão a orientar seus insights e declarações “Como podemos” ao longo da linha. Nomeie os clusters que você definiu, por exemplo, “acesso ao capital” ou “problemas com distribuição”. Continue a classificar e
reorganizar as informações até sentir que seus temas representam com precisão a sua pesquisa de design — certifique-se de que nenhum
dos temas estão faltando.

Criar declarações de insights

Sua equipe examinará mais de perto os temas que você criou para cada um de seus clusters, bem como as histórias que suportam esses temas. Em seguida, você transformará cada tema em uma frase, por exemplo: “Não há incentivo financeiro para os distribuidores entregarem frutas na comunidade.” Escreva em frases completas. Cada tema pode resultar em várias declarações de insights.

Revisitando a pergunta inicial

Reveja o desafio de design com o qual você começou: Como suas novas declarações de insights se relacionam com seu desafio? Restrinja seus insights àqueles que são mais relevantes para o desafio de design original. Esteja preparado para deixar de lado os detalhes que são menos importantes. Tente limitar seus insights aos três a cinco mais importantes.

Refine suas declarações de insights

Experimente o texto e a estrutura para comunicar melhor seus insights. Crie frases curtas e memoráveis que cheguem ao ponto. Certifique-se de que seus insights transmitem o sentido de uma nova perspectiva ou possibilidade. Considere convidar alguém que não faz parte de sua equipe para ler suas declarações de insights e verificar se elas ressoam com um público externo.

Essa foi a nossa “parede” de insights e temas que criamos em time

Etapa 3: criar perguntas do tipo “como podemos”

Insights são mais valiosos quando podem ser usados para gerar novas ideias inspiradoras. O truque é transformar suas declarações de insight em perguntas geradoras que se tornarão um trampolim que sua equipe de design usa para debater novas soluções inovadoras. Chamamos essas perguntas de “Como podemos” (HMW).

Perguntas de brainstorming generativas e acionáveis que respondem aos insights que você encontrou.

Evite fazer brainstorming de perguntas que já impliquem uma solução. Pergunte a si mesmo: “Por que queremos fazer isso?” Isso ajudará você a reformular sua pergunta de forma mais ampla.

Durante esta etapa, você criará perguntas geradoras que se baseiam nas frases de insight que sua equipe acabou de criar. Comece cada afirmação com “Como podemos…?” como um convite para contribuições, sugestões e exploração. Gere várias perguntas para cada declaração de insight. Escreva-os em linguagem clara, simples e concisa. Definir o escopo de uma pergunta adequada pode ser difícil. Muito estreito e você pode atrapalhar a criatividade, mas muito amplo e não será acionável.

Selecione os três primeiros
Sua equipe de design selecionará três de suas melhores perguntas de HMW para sua sessão de brainstorming. Confie em sua intuição: escolha aquelas perguntas que parecem empolgantes e ajudam você a pensar em ideias imediatamente. Além disso, selecione as questões mais importantes a serem abordadas e sinta que elas têm a maior oportunidade para soluções de design, mesmo que pareçam difíceis de resolver.

Prototipando

Nesta fase da ideação você transformará suas oportunidades de design em conceitos inovadores para protótipo.
Primeiro, você fará um brainstorming de muitas novas ideias e selecionará algumas das mais promissoras para seguir em frente.
Em seguida, você criará protótipos para testar esses conceitos na comunidade e continuará coletando feedback e aprimorando suas ideias. Esse ciclo de prototipagem e iteração ajudará a moldar uma solução mais inovadora e eficaz.

Etapa 1: gerar ideias
Etapa 2: selecione ideias promissoras
Etapa 3: determinar o que prototipar
Etapa 4: faça seus protótipos
Etapa 5: teste e obtenha feedback
Etapa 6: Integrar feedback e iterar

Após a síntese de suas ideias em oportunidades, a fase de Ideação é uma chance para você dar vida às suas ideias e testá-las com as pessoas para quem você está projetando. Há algumas coisas importantes a serem lembradas sobre a prototipagem.

Primeiro, lembre-se quando você aprendeu sobre as mentalidades do design centrado no ser humano? Prototipagem é tudo sobre aprender com o fracasso. Construa e teste suas ideias rapidamente para que você possa aprender e continuar iterando nelas.

Em segundo lugar, não pense na prototipagem como um processo linear. Ao testar seus conceitos, você terá que pular entre as etapas a seguir com frequência.
Esse processo cíclico de testar seus protótipos, obter feedback e iterar é importante para criar uma solução eficaz e inovadora no final.

Imagem do curso

Ideias

A geração de ideias tem tudo a ver com o maior número possível de ideias — selvagens e malucas ou simples e práticas. Você então restringe essas ideias ao que você vê que mais terá sucesso de forma prática e ao que você acha que é mais inovador.
Essas ideias finais servirão de base para você construir o conceito da sua solução.

Criar um conceito
Primeiro, antes de criarmos um — o que é um conceito?
Um conceito é uma versão mais polida e completa da sua ideia. Está começando a parecer uma resposta à sua pergunta HMW. É aqui que você passa do problema para a solução e isso impulsiona tudo o que vem a seguir. Veja uma maneira de visualizar seu conceito — por meio de um mapa de experiência.

Protótipo
Esta é a parte divertida! A prototipagem é o momento de tornar as ideias tangíveis, para saber mais sobre a sua ideia simplesmente experimentando. Lembre-se, você aprende tanto com os fracassos quanto com os sucessos.
Seus protótipos devem ser rascunhos tão precisos quanto necessários
para obter feedback importante das pessoas para quem você está projetando.

Obter feedback
Solicitar feedback sobre seu conceito e protótipos ajuda a manter
as pessoas para quem você está projetando no centro do seu projeto.
Coletar feedback de usuários em potencial é o que impulsiona as coisas e permite iterar e refinar até que sua solução esteja funcionando.

Iterar
Agora você vai querer sintetizar alguns dos comentários que você recebeu em brainstorm, de como seu conceito pode mudar com base em seu feedback.
Depois de determinar como seu protótipo deve mudar para refletir o feedback recebido, vá em frente e construa-o.
Esse ciclo de prototipagem, obtenção de feedback e iteração com base em
feedback vai acontecer várias vezes.

Etapa 1: gerar ideias

O brainstorming pode muitas vezes ser considerado selvagem e desestruturado, mas na verdade é uma atividade focada que envolve muita disciplina. Siga as regras de brainstorming, mas também divirta-se muito. Este é o estágio do processo de design centrado no ser humano onde você realmente aproveita sua criatividade.

Escolha um Espaço Adequado
Certifique-se de realizar seu Workshop em uma sala com espaço de parede suficiente, onde os participantes podem levantar-se confortavelmente
suas cadeiras e se movimentar.

Forneça ferramentas para capturar ideias
Reúna materiais como Post-its (ou seus equivalente), marcadores, papel e lanches — não subestime o poder do açúcar em uma sessão de brainstorming!

Convide um grupo diversificado de pessoas
Considere envolver pessoas que não fazem parte
da sua equipe para o brainstorming da Classe 3
sessão, pois eles terão uma nova perspectiva.
Tente incluir de seis a oito pessoas.

Planeje por 45 minutos ou mais
É melhor manter as sessões de brainstorming com menos de uma hora, então planeje duas a três brainstorming de perguntas e não gaste mais
de 15–20 minutos em cada. Isso é o melhor da abordagem para manter o foco e a energia.

Selecione um facilitador
O Líder de Classe deve liderar a chuva de ideias. Familiarize-se com
protocolo de brainstorming.

Apresente as regras de brainstorming
Explique cada regra e seu propósito para definir o tom certo para a atividade.

  1. Adiar Julgamento.
    Não existem ideias ruins em um brainstorm. Haverá muito tempo para restringir as ideias mais tarde.
  2. Incentive ideias selvagens.
    Mesmo que uma ideia não pareça realista, pode desencadear uma ótima ideia para outra pessoa.
  3. Construa sobre as ideias dos outros.
    Quando você ouvir uma ideia de um colega de equipe, pense “e…” em vez de “mas…” para ser o mais generativo e aberto possível.
  4. Mantenha o foco no tópico.
    Para tirar mais proveito de sua sessão, mantenha sua pergunta de brainstorming “Como podemos” à vista.
  5. Uma conversa de cada vez.
    Todas as ideias devem ser ouvidas, portanto, apenas uma pessoa deve falar de cada vez. Aguarde sua vez de compartilhar e certifique-se de que todo o grupo esteja ouvindo.
  6. Seja Visual.
    Desenhe suas ideias, em vez de apenas escrevê-las. Figuras adesivas
    e esboços simples podem dizer mais do que muitas palavras.
  7. Vá para a quantidade.
    Estabeleça uma meta ultrajante — depois supere-a. A melhor maneira de encontrar uma boa ideia é ter muitas ideias

Equipar todos para a participação
Reúna sua equipe perto de uma parede ou flipchart.
Dê a todos um bloco de Post-it e um marcador.
Incentive as pessoas a desenhar e ser visual.
Lembre-os de escrever em letras grandes e anotar apenas uma ideia por Post-it.

Mova um por um
Poste a pergunta sobre a qual você está debatendo na parede para que todos possam vê-la. Peça aos participantes que reservem alguns minutos e escrevam suas primeiras ideias antes de começar como grupo. Em seguida, facilite o brainstorming e capture cada ideia individual.

Mantenha a energia alta
Forneça encorajamento ou tópicos alternativos se o fluxo de ideias diminuir. Mude para uma nova pergunta de brainstorming a cada 15–20 minutos. Jogue fora algumas ideias malucas você mesmo. Lembre sua equipe das regras se precisava. Defina uma meta para quantas ideias você deseja gerar no total.

Aqui a sessão de ideias do time — Estipulamos 7 minutos para cada um dos 3 How Might We’s

Etapa 2: selecione ideias promissoras

A paixão e a energia de sua equipe em torno de ideias específicas farão com que o desenvolvimento de seus projetos seja bem-sucedido daqui para frente. Para ter uma ideia de quais ideias de brainstorming geram mais entusiasmo, todos na equipe votarão em suas favoritas enquanto ainda estão frescas em suas mentes.

Agrupe suas ideias
Passe alguns minutos imediatamente após uma sessão de brainstorming agrupando ideias semelhantes.
Vote nas ideias favoritas
Sua equipe selecionará suas ideias favoritas para seguir em frente no restante da fase de Ideação. Todos farão duas seleções — a ideia que você acha mais provável de ser bem-sucedida e a ideia que você considera mais inovadora. Deixe as pessoas decidirem em silêncio primeiro, para que não sejam influenciadas pelas opiniões dos outros.Vote diretamente nos Post-it’s de brainstorming, usando pontos adesivos ou simplesmente desenhando um ponto.
Discuta os resultados
Conte os votos e determine as ideias mais populares. Em equipe, avalie as ideias mais promissoras e decida quais para desenvolver mais. Seja realista sobre o número que você pode perseguir — busque duas ou três ideias para começar.

Chegamos a 10 ideias que consideramos inovadoras e que provavelmente seriam bem sucedidas
Depois, cada um fez uma enquete individual sobre cada uma das 10 ideias

Etapa 3: determine o que prototipar

Sua equipe de design pensou em algumas grandes ideias. Agora que é hora de prototipar, o primeiro passo nesse processo é dividir sua ideia em componentes menores que você pode testar.

Divida a experiência do usuário

Qualquer ideia ou serviço que você criar terá um começo, um meio e um fim para o usuário que o experimentar. Como uma pessoa vai descobrir sobre sua ideia? Como será sua primeira experiência com o produto ou serviço? Como termina a experiência?
Sua equipe de design dividirá a experiência do usuário para sua ideia em várias partes distintas.

Crie um mapa de experiência

Em seguida, você visualizará a experiência de sua ideia ao longo do tempo por meio de uma série de imagens, esboços, desenhos ou até mesmo blocos de texto.
Bonecos de palito são ótimos — você não precisa ser um artista. Use notas Post-it ou folhas de papel individuais para criar o storyboard
você pode reorganizar sua ordem.

O que você precisa aprender?

Cada etapa da experiência do usuário que você criou tem perguntas que sua equipe precisa responder para entender como sua ideia pode funcionar na prática.

Por exemplo: “Como as pessoas vão saber do seu produto? Os usuários estarão dispostos a pagar antecipadamente para o seu serviço?”

Sua equipe identificará essas perguntas e, em seguida, fará um brainstorming de protótipos para ajudá-lo a obter respostas da
comunidade.

Criar uma ordem de operações
Sua equipe identificará quais perguntas são as mais importantes a serem respondidas primeiro e qual forma de protótipo melhor o ajudará a responder essas perguntas. Assim que você começar a receber Assim que você começar a receber feedback desses protótipos, você repetirá e refinará sua ideia de acordo.

Tenha em mente
A chave é testar pequenos pedaços do todo, em vez de investir muito tempo e recursos para dar vida à ideia inteira. Construa protótipos apenas em torno dos detalhes que o ajudam a abordar um pressuposto central.

Fizemos muuuitas dinâmicas!

Ótima ideia! Vamos prototipar!

Um protótipo é essencialmente uma resposta tangível a uma questão teórica. E, em vez de testar uma ideia inteira, os melhores protótipos ajudam a obter respostas a perguntas muito específicas sobre uma ideia. Às vezes, os designers têm ótimas ideias, mas criam protótipos amplos demais para fornecer boas respostas.

Etapa 4: Faça seus protótipos

Os protótipos permitem que você compartilhe suas ideias com outras pessoas, obtenha feedback e aprenda como refiná-las ainda mais. Você pode prototipar praticamente qualquer coisa. Abaixo estão alguns exemplos de diferentes tipos de protótipos que você pode criar.

Isso dá a você uma representação tangível de sua ideia que você pode compartilhar e aprender.

Tenha em mente Mantenha um registro contínuo de perguntas que surgem enquanto você constrói protótipos. Reveja-as e responda-as à medida que desenvolve a sua ideia. Tire fotos e capture a evolução do seu protótipo ao longo do tempo à medida que você faz alterações e aumenta sua resolução.

Crie um modelo

Reúna representações tridimensionais simples de sua ideia. Use papel, papelão, limpadores de cachimbo, tecido e qualquer outra coisa que encontrar. No início, mantenha-o em rascunho e com baixa fidelidade. Evolua os detalhes e a resolução ao longo do tempo.

Crie um Mock-Up

Construa maquetes de ferramentas digitais ou sites com esboços simples de telas em papel. Cole o modelo em uma tela de computador ou celular real ao testá-lo.

Crie um Role-Play

Encene a experiência de sua ideia. Experimente os papéis das pessoas que fazem parte da situação e descubra as perguntas que elas possam fazer. Considere montar adereços e/ou uniformes simples para ajudar as pessoas a experimentar seu produto ou serviço de forma um pouco mais real.

Crie um Diagrama

Mapeie a estrutura, rede, jornada ou processo de sua ideia. Experimente versões diferentes. Os diagramas podem ser especialmente úteis para compartilhar um serviço que você está imaginando.

Crie uma história

Conte a história da sua ideia do futuro. Descreva como seria a experiência. Escreva um artigo de jornal relatando sua ideia. Escreva uma descrição do trabalho.

Crie um anúncio

Crie um anúncio falso que promova as melhores partes da sua ideia. Divirta-se com isso. Agora mude o tom do anúncio para atrair diferentes tipos de clientes (sua avó versus seu primo, o estudante universitário).

EXEMPLOS

  • Ao trabalhar em um projeto de limpeza de fogões, uma equipe criou um protótipo de modelo para imitar a forma de um fogão com materiais como papel e fita adesiva.
  • Ao testar um serviço de assinatura de água, uma equipe fez panfletos publicitários de amostra do que o serviço incluiria.
  • Uma equipe trabalhando em um projeto de soluções financeiras usou a dramatização para representar a experiência do usuário ao navegar em um caixa eletrônico.
  • Construindo uma empresa social, uma equipe deu uniformes aos embaixadores da comunidade para promover e testar os preços.

Etapa 5: Teste e obtenha feedback

O feedback é uma das ferramentas mais valiosas no desenvolvimento de uma ideia. Compartilhar protótipos no início do processo de design ajuda você a ver o que realmente importa para as pessoas e quais aspectos precisam ser melhorados. É hora de voltar e conversar com as pessoas para quem você está projetando e começar a receber feedback sobre suas ideias.

Isso lhe dá um plano para suas atividades de feedback.

Lembre-se Você só precisa de algumas conversas para obter um feedback robusto. Considere os poucos constituintes que podem ajudá-lo a aprender rapidamente.

Considere o cenário

Decida em que contexto você deseja compartilhar sua ideia. É útil mostrar primeiro uma ideia aproximada em um ambiente informal com o qual você esteja familiarizado (como a sala de oficina onde sua equipe está se reunindo)? Ou você aprenderá mais vendo seu protótipo no contexto em que ele será usado (em outras palavras, na comunidade)?

Defina o que testar

Com sua equipe, determine que tipo de feedback você está procurando: Você deseja obter feedback sobre a primeira impressão de sua ideia? Você está tentando saber se as pessoas participariam de uma nova atividade que você projetou? Você está se perguntando se as pessoas vão mudar comportamentos ao longo do tempo por causa do seu conceito? Capture seus pensamentos e crie uma lista que irá lembrá-lo dos objetivos de sua pesquisa.

Defina

as atividades de feedback com base no que você está tentando aprender, planeje cuidadosamente suas atividades de feedback. Organize uma conversa se estiver interessado em uma primeira impressão. Configure uma atividade ou serviço como se fosse real se você quiser observar os comportamentos reais das pessoas. Considere permitir que as pessoas usem um protótipo por um período de tempo se você estiver interessado em seu impacto a longo prazo.

Convide a honestidade e a abertura

Apresente seu protótipo como um trabalho em andamento. Deixe claro que o desenvolvimento de sua ideia ainda está em andamento e que, com base no feedback deles, você continuará fazendo outras alterações e melhorias no protótipo.

Fique Neutro

Apresente todos os conceitos com um tom neutro. Não fique na defensiva nem venda sua ideia — ouça todos os comentários e anote os comentários positivos e negativos.

Adapte-se

Incentive os participantes a desenvolver a ideia e revise o protótipo à medida que avança. Esteja pronto para eliminar ou alterar partes da ideia.

Isso lhe dá um feedback construtivo sobre seu protótipo e novas ideias e perspectivas sobre como melhorar seu conceito.

Lembre-se Tente permitir que os participantes experimentem seu conceito, em vez de apenas falar sobre ele. Deixe-os interagir com um protótipo em seu próprio contexto ou integrá-los em uma dramatização. Não tenha medo de mudar seu protótipo entre as conversas de feedback. Teste suas iterações imediatamente.

Forneça vários protótipos

Se o tempo permitir, ou se você tiver um protótipo que seja facilmente adaptável, considere preparar várias versões de seu protótipo para incentivar as pessoas a comparar e contrastar.

Encontre um

plano de espaço e tempo para um tempo extra após uma sessão de feedback para que você possa compartilhar suas impressões com sua equipe logo após a conversa, quando ainda estiverem frescas em sua mente.

Capture suas ideias e iterações de design

Discuta como melhorar seu protótipo e capture ideias para uma próxima iteração imediatamente. Se permitido pelos participantes, tire fotos do teste do protótipo em ação — isso ajudará a refrescar sua memória mais tarde.

Compartilhe suas impressões

Discuta a conversa com sua equipe. Compare os aprendizados uns dos outros. Faça anotações em sua conversa.

CONSIDERE USAR AS SEGUINTES INSTRUÇÕES

  • O que os participantes mais valorizam?
  • O que os empolgou?
  • O que os convenceria da ideia?
  • Quais partes os participantes gostariam de melhorar?
  • O que não funcionou?
  • O que precisa de mais investigação?

EXEMPLO

Uma equipe de design procurando reimaginar uma experiência de hotel construiu uma sala de maquete usando núcleo de espuma. Eles pediram a potenciais convidados que visitassem o espaço por conta própria e escrevessem suas observações enquanto caminhavam. Que coisas eles gostaram? Faltou algo?

Etapa 6: Integrar feedback e iterar

O feedback é inestimável para desenvolver uma ideia, mas também pode ser bastante confuso. Pode ser contraditório ou pode não se alinhar com seus objetivos. Classifique as respostas recebidas e decida o que integrar em sua próxima iteração.

Isso leva você Uma maneira de refinar sua ideia com base no que você ouviu e insights sobre o próximo protótipo que você deve fazer.

Lembre-se A iteração pode acontecer após a conclusão da sessão completa de testes e feedback, ou pode acontecer em tempo real. Não tenha medo de iterar rapidamente!

Agrupe o feedback

Em equipe, discuta as reações que você recebeu aos seus protótipos. Comece compartilhando as impressões que você capturou logo após suas conversas de feedback. Faça anotações em Post-its. Classifique e agrupe o feedback: O que foi recebido positivamente? Que preocupações surgiram? Que sugestões e construções você encontrou?

Avalie a relevância

Reserve um momento para revisitar onde você começou. Olhe para seus aprendizados e ideias anteriores. Qual era a sua intenção inicial? Ainda é verdade, com base no feedback que você recebeu?

Priorize o feedback

Em equipe, chegue a um entendimento sobre o feedback que é mais importante para tornar sua ideia um sucesso. Classifique suas notas e crie uma visão geral de quais comentários você deseja responder.

Evolua seu protótipo

Incorpore feedback valioso em seu conceito. Faça mudanças onde as pessoas viram barreiras. Enfatize o que foi bem recebido. Em seguida, crie um novo protótipo que você possa compartilhar. Passe por ciclos de feedback repetidamente e continue a melhorar seu conceito.

Durante alguns projetos de design de produto, uma equipe pode passar por dezenas de iterações evoluindo a forma, a cor e o material — entre outras características — até descobrir o que está funcionando e o que não está.

--

--

Rafaella Tolesani Pereira Verdi

Designer, UX UI and artist. Lover of nature and art. Always curious :D