Táticas de pressão — design comportamental

Rafaella Tolesani Pereira Verdi
6 min readOct 20, 2022

Parte 8

Um resumo completo em português da oitava parte do curso da CXL Digital Psychology and Behavioral Design Course original em inglês

design emocional | psicologia cognitiva | auditorias de projeto | psicologia digital | design comportamental

Cortisol, Eustress, Distress — E desempenho

Abaixo nessa figura podemos ver no gráfico o nível de cortisol e estresse em relação à performance (desempenho) de uma pessoa. Ou seja, em outras palavras, como nós respondemos a cada nível de estresse.

Quando estamos calmos em demasiado, podemos estar desmotivados e apáticos, e à medida que o cortisol aumenta, podemos ficar em um estado de eustress e nos motivar. Mas tudo em excesso faz mal, e níveis altos de cortisol levam a estados de distress, gerando angústia e esgotamento.

Fiz uma pesquisa externa do curso para entender mais sobre esses dois termos: Eustress e Distress.

Eustress é o “stress do bem”, aquele que te motiva a começar ou continuar trabalhando. Todos precisamos do Eustress, a fim de continuar a ser feliz, motivado, desafiado e produtivo. Os níveis de Eustress variam de pessoa para pessoa, e irá depender também da tolerância de cada indivíduo. Tolerância ao estresse é o poder de suportar o stress, que é diferente de pessoa para pessoa, e também é influenciado pelo tempo e condição (algum evento importante, preocupação, medo, pressão por resultados, etc).

Distress é quando o bom estresse torna-se difícil de suportar ou de lidar com isso. A tensão aumenta, não há mais nenhuma diversão em desafios e parece haver uma angústia. Muitas pessoas convivem mais com o Distress, o que as leva à tomada de decisões ruins, diferentes das que tomaria se estivesse motivado. Sintomas fisiológicos de angústia incluem aumento da pressão arterial, respiração rápida, tensão generalizada, comer em excesso ou perda de apetite, beber, fumar ou outros mecanismos de fuga.

Via Dr. Ferrari

Eustress significa estresse benéfico — seja psicológico, físico ou bioquímico/radiológico. O termo foi cunhado pelo endocrinologista Hans Selye, consistindo do prefixo grego eu- que significa “bom”, e estresse, que significa literalmente “bom estresse”. — Wikipédia

O eustress é uma manifestação eufórica de satisfação e felicidade que pode esgotar o indivíduo, especialmente se vier acompanhado de ansiedade. Este é um estado que está associado a situações positivas, como estar apaixonado, assinar um contrato importante, conquistar um emprego desejado ou diante de qualquer expectativa positiva.

O eustress pode trazer sintomas como insônia, alteração no apetite, ansiedade, euforia e falta de concentração. Ele pode se tornar uma felicidade desmedida e incontrolável, consumindo toda a energia do indivíduo.

O distress faz a pessoa resistir, relutar e remoer as situações, entrando em ciclo vicioso de desequilíbrio que causa esgotamento físico e mental. Essa manifestação está associada a sintomas como tristeza, cansaço, tensão, ansiedade, insegurança, estafa, diminuição da capacidade de concentração, agressividade e passividade.

O distress surge a partir de situações que excedem o limite de tolerância do indivíduo e exigem o desprendimento de uma grande quantidade de energia, como demissão, separação conjugal, perda de um ente querido, excesso de trabalho ou falta de atividades prazerosas.

Via Blog SBIE

Esse conceito de eustress é uma perspectiva saudável em cima do estresse. Eustress é a ideia de que existe um estresse motivador que está ligado à produtividade, e por isso sabemos que, se não tivermos estresse suficiente, é difícil fazer as coisas.

Tem muita que, se não houver algum estresse agregado, algum senso de urgência, não vai agir. Se você tem muito estresse, por outro lado, é difícil fazer as coisas, porque você vai ficar muito ansioso. Você não pode se concentrar, então você não está na mentalidade certa quando está estressado demais.

O cortisol acumula com o tempo

Em algum lugar há esse equilíbrio saudável, onde temos estresse motivador suficiente, mas não tão alto a ponto de nos quebrar, porque o estresse se acumula e fica cada vez pior com o tempo, e não se dissipa rapidamente, a menos que alguém vai e se exercita, ou faz algo ligado a redução do estresse.

Relacionando com UI — Táticas de pressão

Cada erro, cada problema a que submetemos nossos usuários causará mais e mais e mais estresse, então, quando projetamos para qualquer processo interativo, queremos reduzir ao máximo os indutores de estresse acidentais e, dessa forma, podemos usar mais táticas de pressão oficiais que queremos.

Limites de tempo — Técnica de urgência

Uma tática muito popular são os nossos limites de tempo.

Sempre que usamos técnicas de urgência, estamos essencialmente colocando limites de tempo e dizendo: “Olha, há um tempo limitado”, e se você não agir, perderá, e é aí que os limites de tempo têm um certo elemento de estresse e pressão, e sabemos que quanto mais as pessoas têm que fazer em menos tempo, mais aumentamos e aumentamos esse estresse, e os limites de tempo geralmente são coisas que podemos introduzir em nossas ofertas, nossos produtos e as coisas que fazemos.

Nunca use falsas pressões de tempo. Usuários descobrem que você está usando táticas de pressão desonestas. A mentira que eles mais odeiam é a mentira baseada na pressão falsa. Eles também não gostam da mentira baseada no incentivo falso.

Então, se você pode basicamente colocar um navegador no modo de navegação anônima e ver um cronômetro redefinido instantaneamente, provavelmente não deve ser aplicado.

Tenha limites de tempo sinceros, estruture ofertas com limites, tenha limites de tempo real, e então você pode ter uma pressão de tempo muito motivadora que é usada em conjunto com mensagens motivadoras.

Limitadores de quantidade — Técnica de escassez

Outra coisa são os limitadores de quantidade, ou isso às vezes é chamado de técnicas de escassez, e tudo o que fazemos é mostrar quantos itens restam.

Basicamente, se você não agir, você pode não obter o produto, porque não há muitos sobrando, então essa é outra tática de pressão. Ou seja, há consequências. Alguém vai perder, então agora isso se transforma em uma técnica instantânea de indução de estresse.

Concorrência / Competição

Aqui está outra coisa, concorrentes. O que é um site de viagens sem ser informado de que todas as outras pessoas estão tentando reservar aquele quarto enquanto você tenta reservá-lo?

Você pode combinar tudo isso, porque todas são táticas de pressão diferentes, então a competição dize que se você não agir, outra pessoa vai tomar, então isso está lidando com escassez e tempo limitados ao mesmo tempo, e obviamente sites que acumulam todos os três estão apenas aumentando a pressão e o estresse.

Cuidado

Quando você usar essas técnicas, seja insanamente cuidadoso. Não exagere. Há um ponto em que você pode motivar as pessoas, mas também pode causar danos potenciais aqui, e se você estiver usando essas técnicas, certifique-se de eliminar todos os outros indutores de estresse acidentais, porque eles podem ser extremamente indutores de estresse.

Tome cuidado, e muita empatia e inteligência emocional na aplicação de técnicas como essas.

--

--

Rafaella Tolesani Pereira Verdi

Designer, UX UI and artist. Lover of nature and art. Always curious :D